home
Caracu    30 anos de melhoramento genético

Melhoria genética

Presente no Brasil desde o período colonial, a Raça Caracu é a raça européia mais adaptada às condições tropicais encontradas no Brasil. Na Fazenda Guarauna, com mais de 30 anos de seleção e aprimoramento, o Caracu Moderno hoje reúne qualidades que o mercado da carne procura.

A rusticidade adquirida ao longo dos anos proporcionou à raça menor exigência alimentar e maior resistência aos parasitas, além de aumentar a longevidade dos reprodutores. Todas essas características garantem ao produtor uma significativa economia.

A partir de 1980 foi iniciada uma nova fase no aprimoramento da raça com a utilização das mais modernas técnicas de seleção e melhoramento genético, comandada pela Associação Brasileira de Criadores de Caracu (ABCC). Sua importância na pecuária nacional mereceu atenção especial das grandes entidades de PESQUISAS do setor, como: o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho SP (IZ), EMBRAPA - Gado de Corte (Campo Grande/MS) e Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), que permanentemente pesquisam o Caracu Moderno.

 

Melhoramento genético EMBRAPA

 

Boa conformação • Adaptação total aos trópicos

As vacas apresentam grandes índices de fertilidade, boa estrutura corporal, facilidade no parto, boa produção de leite de qualidade, e boa conformação de tetos. A excelente habilidade materna, além de ser uma característica muito procurada no cruzamento industrial, faz da raça uma das mais recomendadas para ser utilizada no mercado de receptoras.

Em relação aos machos, destacam-se os bons resultados no cruzamento a campo, sendo o Caracu Moderno uma das únicas raças européias que apresentam bom desempenho em programas de monta natural na região dos trópicos.

Com bom desempenho de carcaça, os cruzados do Caracu Moderno mantém as vantagens da heterose (choque de sangue). Outro fato que demonstra sua multifuncionalidade é que ele pode ser utilizado nos cruzamentos rotacionados com fêmeas F1 (1/2 sangue) de outras raças, mantendo a heterose e adaptação ao meio.

Diante de tantas qualidades, o Caracu Moderno desponta com força no mercado, como uma raça adaptada e competitiva, indo ao encontro dos interesses do produtor que procura um gado europeu adaptado e apto a produzir a carne nobre que o mercado exige e valoriza.

 

Voltar


© Fazenda Guarauna | 41 3274 2814 • 42 3252 9500 | comercial@guarauna.com.br